sexta-feira, 10 de julho de 2015

O que é um ser vivo? Conheça as diferenças entre seres vivos e matéria não-viva


O que é um ser vivo? Conheça as diferenças entre seres vivos e matéria não-viva






Biologia é o estudo da vida. Mas o que é vida? Definir vida não é tarefa fácil, mas podemos definir o que é um ser vivo. Assim, a biologia passa a ser a ciência que estuda os seres vivos.

Várias são as listas de características que os cientistas apresentam para definir um ser vivo, e essas listas muitas vezes diferem entre si. Uma caracterização mais geral tem sido feita por alguns pesquisadores. Assim, seres vivos são entidades que apresentam as propriedades de reprodução, variação e hereditariedade.

Podemos usar essa classificação mais geral ou adotar uma lista de características, como a seguinte:

- são formados por uma ou mais células;

- podem se reproduzir;

- podem apresentar crescimento;

- possuem metabolismo (conjunto de reações químicas que ocorrem no corpo dos seres vivos e que são responsáveis pela transformação e utilização da matéria e da energia);

- respondem a estímulos do meio;

- evoluem;

- possuem composição química do corpo com predominância dos elementos químicos hidrogênio (H), oxigênio (O), carbono (C) e nitrogênio (N). Esses elementos formam moléculas complexas chamadas de moléculas orgânicas.

A associação entre hidrogênio, oxigênio e carbono forma os carboidratos (como a glicose e o amido) e os lipídios (como as gorduras). A associação entre hidrogênio, oxigênio, carbono, nitrogênio e outros elementos químicos origina as proteínas e os ácidos nucleicos.

Existem dois tipos de ácidos nucleicos, o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico). Os ácidos nucleicos contêm as informações genéticas responsáveis pelas características dos seres vivos, desde os estruturalmente mais simples até os mais complexos.

Na matéria não-viva, os elementos químicos mais abundantes estão representados pelo oxigênio (O), pelo silício (Si) e pelo alumínio (Al). Os elementos presentes na matéria não-viva podem se organizar, mas não chegam a formar moléculas tão complexas como as moléculas orgânicas que ocorrem nos seres vivos. Além dessas substâncias orgânicas, nos seres vivos existem substâncias chamadas inorgânicas, representadas principalmente pela água e pelos sais minerais. Essas substâncias também estão presentes na matéria não-viva.

Em resumo

Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas, protozoários e bactérias.

Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.

Existem ainda os objetos criados pelo homem, que não são vivos, como os carros, as roupas, os computadores, os brinquedos e vários outros.


Fonte do conteúdo: O que é um ser vivo? Conheça as diferenças entre seres vivos e matéria não-viva | Mundo Biologia http://www.mundobiologia.com/2015/01/o-que-e-um-ser-vivo-diferencas-entre-seres-vivos-e-materia-nao-viva.html#ixzz3fS6nC2Mk

Nenhum comentário:

Postar um comentário