sexta-feira, 10 de julho de 2015
Conheça o tardígrado - O bicho mais resistente do planeta
Menor do que uma pulga e mais resistente do que todas as espécies conhecidas, o tardígrado é o bicho mais durão que existe. Aguenta temperaturas extremas, altas doses de radiação e é o único ser capaz de sobreviver sem qualquer tipo de proteção no espaço.
Tem gente que está convencida: ele só pode ter vindo de outro planeta. Essas criaturas são na verdade invertebrados do filo Tardígrada, possuindo oito patas, cada pata possui de quatro a oito pequenas garras e seu corpo varia de 0,05 a 1,25mm. Vivem entre os musgos e liquens, podendo ser fortemente pigmentados, indo do laranja avermelhado ao verde oliva.
Quando em estado latente ou criptobiose, os tardígrados são facilmente transportados pelo vento ou pela água. Nessa condição podem resistir durante anos, mesmo submetidos a temperaturas baixíssimas e à falta d"água, até encontrar ambiente adequado à sobrevivência. São encontrados em todo o planeta, desde o fundo oceânico ao alto do Himalaia.
Em Setembro de 2007, a Agência Espacial Européia realizou uma pesquisa utilizando os tardígrados, colocando-os em uma cápsula espacial, a Foton-M3, e os enviou ao espaço. Os bichinhos não só sobreviveram aos raios cósmicos, radiação ultravioleta e falta de oxigênio, mas ainda foram capazes de se reproduzirem num ambiente tão inóspito.
Mais de 75 mil atmosferas é a quantidade de pressão que ele suporta, isso equivale a dezenas de vezes a pressão enfrentada pelos animais dos locais mais profundos do oceano, nas zonas abissais. Suportam também imersões durante alguns minutos em temperaturas de 200 ºC (duas vezes mais quente que a água fervente da sua chaleira). Solventes como o álcool etílico a 96% ou éter não fazem nem cócegas neles.
Se os seres humanos forem expostos a 100 grays de radiação, ocorre à morte devido à falência do sistema nervoso central, o que resulta em perda da coordenação motora, distúrbios respiratórios, convulsões, estado de coma e finalmente a morte que pode ocorrer em cerca de um ou dois dias após a exposição. Já os “imortais” tardígrados suportam nada mais e nada menos que 5700 grays de radiação.
Os tardígrados são realmente especiais. Algumas universidades americanas fizeram pesquisas com tardígrados, congelando-os em uma temperatura super próxima do zero absoluto, cerca de -271 ºC. Os cientistas ficaram surpresos quando “reanimaram” os animais colocando apenas água e descongelando-os. Não se esperaria que nenhum animal sobrevivesse após terem sido congelados nesta temperatura, mas os tardígrados realmente provaram que são completamente diferente de todo o tipo de vida conhecida no nosso planeta.
Fonte do conteúdo: Conheça o tardígrado - O bicho mais resistente do planeta | Mundo Biologia http://www.mundobiologia.com/2015/01/conheca-o-tardigrado-o-bicho-mais-resistente-do-planeta.html#ixzz3fS65I3tu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário