sexta-feira, 20 de março de 2015

Plantas com e sem sementes

Plantas sem sementes apresentam em seu ciclo esporófitos que são diploides e gametófitos que são haploides, os esporófitos são a fase predominante das pteridófitas como a samambaia que pode ter soros em suas folhas que contém esporângios que são formados pelos esporófitos e possuem esporos que germinam e formam gametófitos que é a fase predominante das briófitas como o musgo os gametófitos formam arquegônios que dão origem as oosferas.
Os gametófitos também formam anterídios que produzem anterozoides que junto com as oosferas que são gametas fazem o processo de fecundação que leva a formação do zigoto.







Plantas com semente são as angiospermas e as gimnospermas que tem como fase predominante o esporófito. As angiospermas formam flores que são ramos férteis. As gimnospermas produzem estróbilos que são ramos férteis que produzem megásporos e micrósporos.
Os megásporos originam gametófitos femininos também chamados de saco embrionário que constitui junto com os tegumentos o ovulo que origina a semente que contem endosperma que pode ser primário ou secundário os micrósporos produzem gametófitos masculinas que esta contida no grão de pólen forma duas células espermáticas uma delas fecunda a oosfera fundem-se no processo de fecundação origina o embrião.









Nenhum comentário:

Postar um comentário